Mil Por Cento
Animemo-nos e nos admoestemos uns aos outros. Hebreus 10:25 (A Bíblia Viva)
As palavras têm um poder tremendo. Uma palavra dita no momento certo pode mudar até o curso da vida de uma pessoa.
Veja como exemplo o caso de Larry Crabb. Enquanto cursava o colegial, teve de proferir um juramento diante de todos os alunos da escola. Na plataforma, seus joelhos batiam um contra o outro, as mãos estavam suadas, a boca seca, e ele começou a gaguejar. “Eu, L-L-L-L-Larry C-C-Crabb, p-p-p-prometo…”
“Foi como se eu morresse mil vezes”, conta Larry. “Concluí naquele instante e lugar que falar em público não era coisa para mim.” Prometeu a si mesmo que não se tornaria palhaço outra vez em público.
Pouco depois dessa experiência, foi chamado a fazer oração durante o culto em sua igreja. Sob pressão, resolveu dar-se mais uma chance. Mas logo percebeu que aquilo tinha sido um erro. Não apenas gaguejou, mas também expressou uma teologia confusa.
“Lembro-me de ter dado graças a Deus por estar pendurado na cruz”, conta Larry, “e de ter louvado a Jesus por chamar o Espírito para fora do sepulcro.”
Finalmente, Larry conseguiu dizer “amém” e sentar-se. Sabia que tinha desempenhado papel de bobo, e prometeu nunca mais fazer oração em público ou falar diante de um auditório.
Quando a reunião acabou, Larry disparou porta afora, mas não foi rápido o suficiente. Um dos anciãos, Jim Dunbar, interceptou-lhe a fuga.
Larry engoliu em seco. “Ai, não! Agora vou ouvir!”
Jim colocou o braço no ombro de Larry e pigarreou: “Larry, quero que você saiba de uma coisa. Seja o que for que você fizer para Deus, pode contar com 1.000% do meu apoio.”
Hoje Larry é professor universitário e exerce um vasto ministério público. Muitas vezes conta aos outros as palavras de ânimo de Jim, mas nunca as relata sem um nó na garganta, de tão poderoso que foi o impacto daquelas poucas palavras de ânimo.
Sendo Amigos
Encorajar é apoiar um amigo 1.000%. É crer nele e deixá-lo saber que o apreciamos. Nossas palavras podem colocar esperança no coração e brilho no olhar de nossos amigos.